Home

O objetivo deste trabalho foi, no contexto de uma revista juvenil on-line, dar aos alunos a oportunidade de expressar suas curiosidades e valores aproveitando o tema da Stance Cultural Fair 2014:  SÓ SEI QUE É ASSIM (parafraseando Ariano Suassuna)…

Nas aulas de Language, os estudantes analisaram criticamente textos de diferentes gêneros encontrados em teen magazines. Em seguida, produziram seus próprios textos para incentivar o leitor a refletir sobre diversos problemas do cotidiano, sobretudo no que diz respeito à escravidão moderna.

Nesse contexto, em Social Studies, escreveram também uma série de cartas persuasivas endereçadas a grandes empresas. Pediam que assegurassem a não existência de trabalho escravo em nenhum estágio da manufatura dos produtos. Isso foi feito como um ato de engajamento, fruto de uma entrevista on-line com um membro da ONG Anti-Slavery International, do Reino Unido.

Assumindo a função de designer de interiores, em Math, os alunos desenvolveram a planta baixa de seus próprios quartos, utilizando para isso o trabalho feito com o cálculo de área no 1º trimestre. Essas plantas baixas foram convertidas em elevações em 2D com escala nas aulas de ICT, depois de os estudantes terem criado também uma empresa de design de interiores.

A parte que cabe a ICT, nesse projeto, refere-se a construção de significado dentro de um ambiente multi-linguístico. Ele aborda questões relativas à multi-modalidade no ambiente de aprendizagem do século 21, no que diz respeito à criação de conteúdo cujo significado total é construído a partir de combinações de texto, layout, gráficos, vídeo, animação e som.  De acordo com este objetivo, os alunos foram apresentados ao gênero Webzine através do engajamento em atividades que exploram os conceitos de redes da Web 2.0. Foi pedido aos alunos que se tornassem criadores de conteúdo, usando diversos softwares especificos para a demanda das áreas. Os alunos publicaram no Blog seus artigos, colunas de conselhos, cartas, poemas e biografias. Eles aprenderam como produzir Gifs animados, com a intenção de ilustrar graficamente os seus artigos.

Nas aulas de Língua Portuguesa, os estudantes realizaram entrevistas com pessoas com quem tinham apenas um relacionamento profissional, desconhecendo dados de suas vidas pessoais. Com as descobertas e impressões obtidas nas entrevistas, os alunos elaboraram biografias “New Journalism”, que revelam informações desconhecidas de pessoas com quem conviviam diariamente.

This web site is proudly powered by Stance Dual School ICT Department.
Skip to toolbar